Atlas

O Atlas RL-eye apresenta casos clínicos de Oftalmologia. A qualidade das imagens e dos vídeos, bem como a exaustiva documentação de cada caso clínico, são um poderoso meio para compreender as patologias da retina.

Filtrar
Filtrar

Capítulos


Casos Clínicos

Idade (intervalo)

Tipos de intervenções


Limpar
DOENÇAS CONGÉNITAS E PEDIÁTRICAS DA RETINA
Vitreorretinopatia Exsudativa Familiar

A vitreorretinopatia exsudativa familiar (FEV) é uma distrofia vitreorretiniana de transmissão autossómica dominante. É mais comum na primeira década de vida e, apesar das alterações serem bilaterais, o seu desenvolvimento é assimétrico.

A VEF é caracterizada por alterações na interface vitreorretiniana e isquemia periférica da retina, geralmente na área temporal.

Esta doença é diferenciada em três estadios clínicos: no estadio I os doentes são assintomáticos e há alterações na interface vitreorretiniana e nas áreas avasculares periféricas; o estadio II é proliferativo e exsudativo, no qual podem ser observadas neovascularização, proliferação fibrovascular e exsudação sub e intrarretiniana; no estadio III a lesão cicatricial provoca descolamento tracional e regmatogénio da retina e pregas falciformes.

Casos Clínicos