Atlas

O Atlas RL-eye apresenta casos clínicos de Oftalmologia. A qualidade das imagens e dos vídeos, bem como a exaustiva documentação de cada caso clínico, são um poderoso meio para compreender as patologias da retina.

Filtrar
Filtrar

Capítulos


Casos Clínicos

Idade (intervalo)

Tipos de intervenções


Limpar
TUMORES DA RETINA E COROIDE
Retinopatia da Radiação

A retinopatia da radiação é uma microangiopatia oclusiva secundária à perda de células endoteliais e oclusão capilar após tratamento com radiação ionizante. Conduz, geralmente, a uma perda de visão.

Esta doença tem sido detetada após radiação, tanto com placas radioativas como com feixe externo, para o tratamento de tumores oculares, da órbita e intracranianos. A incidência da retinopatia da radiação é elevada quando o local do tumor é próximo do globo ocular ou quando a dose de radiação é elevada.

As manifestações clínicas desta doença incluem edema macular e retinopatia proliferativa e não-proliferativa. Apesar de terem sido observadas lesões dos fotorrecetores, as camadas internas da retina são mais afetadas, causando oclusão vascular e retinopatia isquémica semelhante à da retinopatia diabética. Os sinais clínicos incluem manchas algodoadas, hemorragias retinianas, microaneurismas, embainhamento vascular, telangiectasias capilares, edema macular e edema do disco ótico. Uma grave isquémia retiniana pode conduzir à neovascularização da retina, da íris e do disco ótico.

Casos Clínicos