Atlas

O Atlas RL-eye apresenta casos clínicos de Oftalmologia. A qualidade das imagens e dos vídeos, bem como a exaustiva documentação de cada caso clínico, são um poderoso meio para compreender as patologias da retina.

Filtrar
Filtrar

Capítulos


Casos Clínicos

Idade (intervalo)

Tipos de intervenções


Limpar
RETINOPATIAS TRAUMÁTICAS
Traumatismos Oculares Penetrantes e Perfurantes

Os traumatismos oculares perfurantes e penetrantes são causados por objetos afiados e pontiagudos geralmente agulhas, palitos, lápis, facas, canetas e vidros.

Nos traumatismos penetrantes, por definição, os objetos provocam uma ferida de entrada. Nos traumatismos perfurantes, provocam uma ferida de entrada e outra de saída.

Estes traumatismos podem causar rotura do globo ocular, hemorragia subconjuntival, lacerações da córnea, hifema, deformações da íris, alterações no cristalino, hemorragia no vítreo, rasgaduras retinianas e descolamento da retina.

As complicações podem incluir cicatrizes na córnea, oftalmia simpática, glaucoma pós traumático, catarata, descolamento da retina, endoftalmite e enucleação.

Este tipo de traumatismos requer uma avaliação e manuseamento cuidadosos de todas as estruturas oculares e anexos e exige um tratamento imediato.

Casos Clínicos