Atlas

O Atlas RL-eye apresenta casos clínicos de Oftalmologia. A qualidade das imagens e dos vídeos, bem como a exaustiva documentação de cada caso clínico, são um poderoso meio para compreender as patologias da retina.

Filtrar
Filtrar

Capítulos


Casos Clínicos

Idade (intervalo)

Tipos de intervenções


Limpar
DOENÇAS MACULARES
Membranas Epirretinianas em Idade Pediátrica

As membranas epirretinianas correspondem a proliferações não vasculares de células retinianas capazes de induzir uma distorção da arquitetura macular, com consequente diminuição da AV e metamorfopsias.

A sua ocorrência em idades pediátricas é rara e o seu diagnóstico é frequentemente tardio. O seu tratamento é urgente pelo potencial risco de ambliopia.

A cirurgia está indicada nos casos em que há microdescolamentos da retina neurossensorial, alterações na barreira hemato-retiniana interna, metamorfopsias, ou ambliopia. A intervenção possibilita, em muitos casos, melhorar significativamente a estrutura da retina e a acuidade visual.

Estas membranas podem encontrar-se na retinopatia do prematuro, descolamentos da retina traumáticos e não traumáticos, uveítes, vítreorretinopatia exsudativa familiar, doença de Coats e outras vasculopatias com ou sem hemovítreo.

Casos Clínicos