Actualização do browser
  • Está a usar uma versão do browser antiga, por favor actualize-o. Para mais informações visite Optimization and compatibility para mais informações.

Pesquisar



Casos clínicos
Faixa etária (intervalo) -
Nº Instantes (intervalo) -
Tipo de exame
 
DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CORIORRETINIANAS - Causas infecciosas

Necrose Progressiva da Retina Externa

Necrose Progressiva da Retina Externa - Início  
Necrose Progressiva da Retina Externa - Fim  

A necrose progressiva da retina externa (PORN) é uma variante clínica da retinite necrotizante herpética em doentes imunodeprimidos (< 50 cél. CD4). É caracterizada por lesões profundas, multifocais e irregulares da retina que começam geralmente no polo posterior ou na periferia, e rapidamente se estendem a toda a retina. Os doentes com PORN apresentam uma rápida progressão da doença com mínima inflamação da câmara anterior, sem vitrite ou vasculite retiniana, o que permite distingui-la da necrose retiniana aguda. O nervo óptico pode estar envolvido observando-se papilite ou neurorretinite.

Apesar da terapia agressiva com antivirais, o prognóstico é mau. A progressão e/ou recorrência da doença é comum, e a maioria dos doentes perde a perceção da luz. O descolamento total da retina é frequente.

Os sintomas clínicos incluem diminuição unilateral ou bilateral da visão, “floaters” e constrição dos campos visuais. Não apresentam queixas de dor ocular.

Diagnóstico Diferencial:

  • Retinopatia por citomegalovírus
  • Necrose retiniana aguda (ARN)   
 
Casos clínicos 10 0