Atlas

O Atlas RL-eye apresenta casos clínicos de Oftalmologia. A qualidade das imagens e dos vídeos, bem como a exaustiva documentação de cada caso clínico, são um poderoso meio para compreender as patologias da retina.

Filtrar
Filtrar

Capítulos


Casos Clínicos

Idade (intervalo)

Tipos de intervenções


Limpar
DOENÇAS VASCULARES DA RETINA
Macroaneurismas Arteriais da Retina

Os macroaneurismas são dilatações arteriolares fusiformes ou circulares, que ocorrem no polo posterior, nas primeiras três ordens de bifurcação.

São geralmente unilaterais, associadas com hipertensão sistémica, mais comuns em mulheres e ocorrem entre a quinta e sexta década de vida.

As características clínicas permitem classificá-los em dois grupos: um grupo apresenta uma descompensação aguda na qual a hemorragia é a principal característica, enquanto o outro grupo é caracterizado pela exsudação macular e perianeurismática.

A hemorragia proveniente de um macroaneurisma pode ocorrer no espaço sub-retiniano, na retina, por baixo da membrana limitante interna, ou no vítreo.

Referências

Abdel-Khalek MN, Richardson J: Retinal macroaneurysm: natural history and guidelines for treatment. Br J Ophthalmol 70:2-11, 1986.

Casos Clínicos