Atlas

O Atlas RL-eye apresenta casos clínicos de Oftalmologia. A qualidade das imagens e dos vídeos, bem como a exaustiva documentação de cada caso clínico, são um poderoso meio para compreender as patologias da retina.

Filtrar
Filtrar

Capítulos


Casos Clínicos

Idade (intervalo)

Tipos de intervenções


Limpar
DOENÇAS VASCULARES DA RETINA
Manifestações Oculares da Macroglobulinemia de Waldenstrom

A macroglobulinemia de Waldenstrom (WM) é uma doença linfoproliferativa crónica caracterizada pela presença de níveis altos de imunoglobulina M (IgM), viscosidade sérica elevada e pela presença de infiltrados linfoplasmocitários na medula óssea. As células cancerígenas nos doentes com WM são semelhantes às encontradas no mieloma múltiplo e linfoma não-Hodgkin.

Uma das complicações da WM é a síndroma de hiperviscosidade que causa alterações oculares, entre outras. A retina pode apresentar veias ligeiramente dilatadas, hemorragias, exsudatos, oclusão da veia central da retina, edema e descolamento exsudativo da retina. Os doentes podem queixar-se de visão turva e de escotomas.

A idade média de diagnóstico é 68 anos e é duas vezes mais frequente nos homens. O diagnóstico é confirmado pela análise da proteína sérica monoclonal IgM e por biópsia da medula óssea.

Diagnóstico Diferencial:

  • Mieloma múltiplo
  • Leucemia linfocítica crónica
  • Linfoma não-Hodgkin
  • Gamopatia monoclonal de significado indeterminado
Casos Clínicos