Atlas

O Atlas RL-eye apresenta casos clínicos de Oftalmologia. A qualidade das imagens e dos vídeos, bem como a exaustiva documentação de cada caso clínico, são um poderoso meio para compreender as patologias da retina.

Filtrar
Filtrar

Capítulos


Casos Clínicos

Idade (intervalo)

Tipos de intervenções


Limpar
DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CORIORRETINIANAS - Causas infecciosas
Manifestações Oculares da Doença de Measles

O sarampo é causado por um paramyxovírus que é altamente contagioso e é tipicamente contraído na infância. As complicações mais graves incluem opacificação da córnea e amaurose, encefalite, diarreia grave e com consequente desidratação, infeções do ouvido e pneumonia.

As manifestações oculares mais comuns da infeção do sarampo adquirido são a queratite autolimitada ou conjuntivite, nas fases iniciais da infeção, embora também possa ocorrer uma retinopatia. Durante as fases agudas do envolvimento da retina, o fundo pode apresentar vasos atenuados, edema do disco ótico, pequenas hemorragias e lesões estelares maculares. Os achados da retina incluem edema macular, anomalias no epitélio pigmentar, coroidite, infiltrados retinianos esbranquiçados, descolamentos serosos maculares, áreas de despigmentação da retina e nevrite ótica.

As infeções congénitas também podem ocorrer e as suas manifestações oculares incluem catarata e retinopatia pigmentar.

O sarampo e a deficiência em vitamina A, em simultâneo, são a maior causa de cegueira nas crianças, em áreas do mundo onde o sarampo é comum.

Diagnóstico Diferencial:

  • Coriorretinopatia serosa central
  • Retinopatia pigmentar
  • Retinicoroidite toxoplásmica
  • Doença de Vogt-Koyanagi-Harada
Casos Clínicos