Actualização do browser
  • Está a usar uma versão do browser antiga, por favor actualize-o. Para mais informações visite Optimization and compatibility para mais informações.

Pesquisar



Casos clínicos
Faixa etária (intervalo) -
Nº Instantes (intervalo) -
Tipo de exame
 
DOENÇAS DA RETINA PERIFÉRICA

Degenerescência Lattice

Degenerescência Lattice - Início  
Degenerescência Lattice - Fim  

A degenerescência lattice (paliçada) é uma doença atrófica da retina periférica caracterizada por áreas ovais ou lineares de fragilidade da retina. É bilateral em cerca de um terço ou metade dos doentes afetados. As margens das lesões em paliçada podem apresentar condensações vítreas e representar áreas de tração vitreorretiniana. Podem ocorrer rasgaduras retinianas resultantes do descolamento do vítreo posterior, exercendo tração nas áreas afetadas, aumentando o risco de descolamento de retina. É no entanto uma complicação rara da degenerescência.

As lesões podem ser isoladas ou multifocais, de dimensão variável e geralmente dispostas de modo concêntrico ou ligeiramente oblíquo em relação à ora serrata, na região equatorial infero-temporal.

Os doentes tipicamente não apresentam sintomas. O aparecimento de floaters, flashes e perda de visão periférica ou visão central pode resultar de uma rasgadura ou descolamento de retina. A maioria dos doentes apresenta lesões estáveis ou de progressão lenta.

A degenerescência lattice é mais frequente em olhos miópicos.

A degenerescência “em baba de caracol” é uma variante clínica da degenerescência em paliçada, é mais frequente em jovens míopes e é caracterizada por áreas periféricas alongadas de retina adelgaçada e de aspeto brilhante. Vários autores consideram-na uma fase inicial da degenerescência lattice. As lesões resultam da degenerescência da retina, com atrofia dos tecidos e depósitos lipídicos nas camadas internas, apresentando as mesmas complicações e protocolo clínico.

Diagnóstico Diferencial:

  • Retinoschisis
  • Buracos atróficos
  • Cicatrizes coriorretinianas
  • Hipertrofia congénita do epitélio pigmentado da retina
  • Buracos, rasgaduras e descolamentos de retina
 
Casos clínicos 2 0